Educação Ambiental

Educação Ambiental projeto do Professor Adilson Furtado financiado pelo Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI do Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE, com a parceria do Programa Jovem de Futuro-PJF do Instituto Unibanco, desenvolvido na Escola Estadual Ministro Alcides Carneiro. Desenvolvendo eventos na escola - como palestras, passeios em parques ambientais, bosques, etc - na temática meio ambiente, trabalhando com alunos, assim o tema transversal. Possibilitando ao aluno a contextualização com os temas abordados em sala de aula, assim como, a interdisciplinaridade porque os eventos envolvem vários professores de diferentes disciplinas. E acima de tudo, portanto, realizando uma reestruturação curricular.

  • Evento de visita ao Parque Ambiental do Utinga (17/1/2013)

Álbum com 79 fotos -->

No dia 17 de Janeiro de 2013, às 09:30 hs, tivemos uma grande honra de conhecer o Parque Ambiental do Utinga. Onde aprendemos a valorizar uma das grandes riquezas da nossa terra e compreendermos a sua importância no que diz respeito ao abastecimento de água potável para Belém e outros Municípios da RGB (Região Metropolitana de Belém). Em nossa visita fomos acompanhados pelos monitores da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente),  LUCAS, TAYNÁ e MACIRLA. Estes nos informaram que o Parque foi criado em 1993, com uma área de 1.340 hectares, o equivalente a mais de 1.300 campos de futebol. Localizado entre os município de Belém e Ananindeu é a maior área de conservação da natureza com proteção integral da RGB, com administração da SEMA. No Parque estão localizados os Lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem 80% da água que chega às casas dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, através da COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará, responsável pela purificação e tratamento da água, através de processos como a Coagulação, Ploculação, Decotação, Filtração. O Parque também abriga em seu espaço o Exército e a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que utiliza a área para desenvolver pesquisas. É importante salientar que a visita foi fundamental para verifica in loco a relação Sociedade-Natureza, um dos temas abordados pelo Projeto EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CIDADANIA E ESPAÇO GEOGRÁFICO, desenvolvido pelos professores Adilson Furtado e Ana Miranda, envolvendo as disciplinas de Geografia e Química.
Alunos Lucas Eduardo, Brenda Carolina, Débora Cristina e
 Priscila Américo da Turma 1º Ano-A Tarde

  • Palestras na escola com a prof(a) Susy Kellen Brito, da Facudade Ypiranga. Tema: Meio Ambiente (11/1/2013)

Álbum com 34 fotos -->


No dia 11 de Janeiro de 2013, às 14:00 hs, acontecereu na E.E.E.F.M.”Ministro Alcides Carneiro”, uma palestra voltada a um assunto muito importante, o Meio Ambiente, onde o foco central foi questões como atitudes contra e a favor do Meio Ambiente. Foram questionadas atitudes do Homem contra o Meio Ambiente, a exemplo do desmatamento/queimadas, desperdício de água, poluição do ar e água, entre outros. Nesse cénario, é importante que ocorram mudanças de comportamentos para que esse quadro seja mudado.  Para a palestrante, as questões ambientais estão ligadas a três fatores essenciais em nossas vidas: economia, social e ambiental. À medidada que esses elementos não podem ser analisados e compreendidos isoladamente, visto que são interdependentes.
Aluno Jeanderson Gomes 
da Turma 1º Ano-A Tarde 


  • Evento de visita ao Museu Emílio Goeldi dos alunos dos professores Adilson Furtado e Ana Miranda (8/12/2012)

Álbum com 191 fotos -->



2 comentários: