Cinema na Escola

Projeto Cinema na Escola é desenvolvido pela Professora Auxiliadora Alves nas turmas do 1º Ano da Manhã, 1º Ano B e 2º Ano B da Tarde e 3º Anos da Noite da Escola Ministro Alcides Carneiro. A implementação de um cinema na escola visa, sobretudo, sua utilização como ferramenta de aprendizagem para os alunos, sendo dessa forma um importante recurso pedagógico a ser aplicado.
Literatura e novas tecnologias são recursos positivos. Vamos despertar a vontade de Ler!


            Destacar os elementos da narrativa: O enredo (encadeamento de fatos); as personagens (os participantes dos acontecimentos narrados); O lugar ( espaço onde acontecem os fatos); o tempo ( a época, o momento em que decorrem os fatos).
No desenvolvimento do enredo destacam-se: a apresentação (estabelecimento de uma situação); a complicação (etapa do conflito entre as personagens);
o climax ( momento culminante de tensão); o desfecho ( final da história).
            No filme  O nome da rosa vamos observar: a venda de indulgência, um monge não pode falar, maior biblioteca da cristandade, o confronto entre a ciência e o teologismo medieval, doração cega, concentração de riquezas, poder, disciplina, elite, as religiões praticam suas crenças ou dominam grande parte do povo assim afastando o homem do real conhecimento ou o saber da grande verdade oculta.
                                                                                                                 AUXILIADORA




          Com o projeto Cinema na Escola os alunos vão perceber em que um conflito entre as personagens era representado  a  partir de um acontecimento já próximo do fim, avançando em um crescendo de tensão, até chegar a um momento de climax, quando se resolvia então a disputa, com uma das partes saindo vencedora e a outra derrotada.  Em seguida as turmas do 1º A "manhã" e 1°B "tarde" estaram trabalhando a leitura de O PRANTO DE MARIA PARDA - se diz em Português - é uma espécie de monólogo em que Nossa Senhora expressa a sua dor pela morte de Jesus. E um teatro medieval do dramaturgo português Gil  Vicente.  Gil Vicente cria quadros dramáticos não têm conexão causal direta entre si, por isso não produzem aquela sequência que seria a história que vimos no filme. Os fatos em grande parte de sua peças estão ligado pelo tema ( o da alcoólatra frustrada, nesse caso) e assim sendo não nos oferecem uma história, mas o perfil de uma personagem. Ao final da leitura da peça, ficamos sabendo um pouco como é MARIA PARDA.
                                                                                                            
AUXILIADORA


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Alunos da Turma 3ºB Noite coordenados pelos Prof.s Auxiliadora Alves, Laura Bentes e Gilberto Santos:
Equipe: Irland Monteiro, David Castro, Luiz Paulo, Sérgio Nascimento, Luana Viana, Daniele Silva e Marcelo Santos.
https://professorgilbertosantosjr.blogspot.com/2019/02/cinema-na-escola-video-1.html

Equipe: Érica Santos, Milene Flexa, David Costa e Vera Lúcia
https://professorgilbertosantosjr.blogspot.com/2019/02/cinema-na-escola-video-1.html

Equipe: Camila Priscila, Raimunda Edilene, Julielson Dantas, Marcos João e Jamaina Santos, Ivan Mesquita
https://professorgilbertosantosjr.blogspot.com/2019/02/cinema-na-escola-video-3.html





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